POLÍTICA NACIONAL DE FITOTERÁPICOS
- danilomacielcarneiro
- 1 de ago. de 2013
- 2 min de leitura
DIRETRIZES
1. Regulamentar o cultivo; o manejo sustentável; a produ- ção, a distribuição, e o uso de plantas medicinais e fitoterápicos, considerando as experiências da sociedade civil nas suas diferentes formas de organização.
2. PromoveraFormaçãotécnico-científicaecapacitaçãono setor de plantas medicinais e fitoterápicos.
3. Incentivaraformaçãoecapacitaçãoderecursoshumanos para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e inovação em plantas medicinais e fitoterápicos.
4. Estabelecer estratégias de comunicação para divulgação do setor plantas medicinais e fitoterápicos.
5. Fomentarpesquisa,desenvolvimentotecnológicoeinova- ção com base na biodiversidade brasileira, abrangendo espécies ve- getais nativas e exóticas adaptadas, priorizando as necessidades epidemiológicas da população.
6. Promover a interação entre o setor público e a iniciativa privada, universidades, centros de pesquisa e Organizações Não Governamentais na área de plantas medicinais e desenvolvimento de fitoterápicos.
7. Apoiar a implantação de plataformas tecnológicas piloto para o desenvolvimento integrado de cultivo de plantas medicinais e produção de fitoterápicos.
8. Incentivar a incorporação racional de novas tecnologias no processo de produção de plantas medicinais e fitoterápicos.
9. Garantirepromoverasegurança,aeficáciaeaqualidade no acesso a plantas medicinais e fitoterápicos.
10. Promover e reconhecer as práticas populares de uso de plantas medicinais e remédios caseiros.
11. Promover a adoção de boas práticas de cultivo e manipu- lação de plantas medicinais e de manipulação e produção de fitoterápicos, segundo legislação específica.
12. Promoverousosustentáveldabiodiversidadeeareparti- ção dos benefícios derivados do uso dos conhecimentos tradicionais associados e do patrimônio genético.
13. Promover a inclusão da agricultura familiar nas cadeias e nos arranjos produtivos das plantas medicinais, insumos e fitoterápicos.
14. Estimularaproduçãodefitoterápicosemescalaindustrial.
15. Estabelecer uma política intersetorial para o desen- volvimento socioeconômico na área de plantas medicinais e fitoterápicos.
16. Incrementar as exportações de fitoterápicos e insumos relacionados, priorizando aqueles de maior valor agregado.
17. Estabelecermecanismosdeincentivoparaainserçãoda cadeia produtiva de fitoterápicos no processo de fortalecimento da industria farmacêutica nacional.
Comments